Dúvida Conversão

Foto de Perfil: Leonardo Torreti

Por Leonardo Torreti

Aluno(a)

Olá Camila, tudo bem? Eu te enviei uma pergunta anteriormente mas acho que não fui muito claro.

Vou tentar elucidar:

Eu tenho uma PÁGINA X que contém alguns botões que quando clicado, levam para uma PÁGINA Y.

Está PÁGINA Y não é exatamente uma pagina de “obrigado” pois é uma página “aberta” que qualquer pessoa pode acessar por outros caminhos.

Pois bem.

No Facebook eu faço campanha para PÁGINA X para que a pessoa acesse a PÁGINA X, clique em alguns dos botões e chegue até a PÁGINA Y.

Neste caso pra mim conta uma conversão quando a pessoa vindo do anuncio do Facebook chegue na página “final” que é a PÁGINA Y.

Dúvida 01:

Eu crie um evento do GA4 via tag manager como vc ensinou mas de PAGE URL da PÁGINA Y. Esta correto?

Dúvida 2:

Depois de criada a conversão no GA4.

Pra eu otimizar a campanha do Facebook eu preciso saber dentro do GA4 os criativos que melhor performaram, ou seja, que tiveram mais conversões (que chegaram até a PÁGINA Y).

Minha dúvida em relação a isto é a seguinte

Como a PÁGINA Y não é fechada, na contagem geral de conversões, será contabilizado conversões (PAGE URL) de pessoas que chegaram até ela pela campanha do Facebook e conversões de pessoas que chegaram até ela por outros caminhos.

Quando eu for analisar no GA4 quais criativos (UTM) da campanha do Facebook mais tiveram conversões, GA4 vai me mostrar exatamente a conversões daquele criativo da campanha? Ou ele pode misturar as conversões do criativo, com as conversões que chegaram por outro caminho?

 

Menina do céu kkk

Foto de Perfil: Camila Mazuquin

Por Camila Mazuquin

Professor(a)

Oi Leo!! kkk gostei do menina do céu kkk

vamos lá:

Dúvida 01 - Eu crie um evento do GA4 via tag manager como vc ensinou mas de PAGE URL da PÁGINA Y. Esta correto?

R: Está correto se você quiser contabilizar todos os acessos a esta página, agora se você quiser contabilizar como evento apenas as pessoas que vieram da página X para a página Y, você precisa colocar essa condição no acionador do GTM, assim:

Page URL - página y

Referrer - página x

Assim, o evento será disparado somente quem veio da página x e acessou a página y.

 

Dúvida 02 - Como a PÁGINA Y não é fechada, na contagem geral de conversões, será contabilizado conversões (PAGE URL) de pessoas que chegaram até ela pela campanha do Facebook e conversões de pessoas que chegaram até ela por outros caminhos?

R: Segue a mesma lógica da pergunta anterior, se você colocar apenas a condição de visualização de página para quem acessa a página y, todos os acessos dela será computado, se você colocar a condição de somente quem seguir o caminho (acessar página x -> acessar página y) será contabilizado no evento criado apenas quem seguir este caminho.

 

Dúvida 02/02 - Quando eu for analisar no GA4 quais criativos (UTM) da campanha do Facebook mais tiveram conversões, GA4 vai me mostrar exatamente a conversões daquele criativo da campanha? Ou ele pode misturar as conversões do criativo, com as conversões que chegaram por outro caminho?

R: No relatório de aquisição irá mostrar cada campanha separadamente, e você conseguirá saber sim qual campanha está com desempenho melhor, mas tome cuidado na hora de criar as UTMs, não esqueça de identificar cada campanha para que você possa ter seus relatórios mais ricos possíveis e você consiga ter melhores tomadas de decisões em sua gestão de tráfego.

 

Abraços espero ter respondido sua dúvida, mas qualquer coisa pode deixar aqui na comunidade que terei o maior prazer em responder e continue acompanhando o nosso curso, ele ainda não acabou e logo teremos mais aulas lançadas na plataforma!

Foto de Perfil: Leonardo Torreti

Por Leonardo Torreti

Aluno(a)

Meniiinaa céu! Você me ajudou muito! Obrigadooooo